terça-feira, 16 de setembro de 2008

Endocitose (endo = interior + kytos= célula)

O material é transportado através de invaginações da membrana. Essas invaginações progridem para o interior e separam-se da membrana, constituindo vesículas endocíticas. Distinguem-se dois tipos de endocitose: a fagocitose e a pinocitose.

Esquema Endocitose
Legenda: Processo de endocitose.

Esquema Fagocitose

Legenda: Processo de endocitose por fagocitose.
Animação Fagocitose
Legenda: Fagocitose por um macrófago.
Fagocitose (fago = comer + kytos = célula)

Na fagocitose, a célula emite prolongamentos, denominados pseudópodes, que englobam a partícula, formando uma vesícula fagocítica que se destaca da membrana para o interior do citoplasma (faça "Actualizar" ou "Recarregar" no seu browser para observar a animação novamente).

A fagocitose constitui o processo digestivo de muitos organismos unicelulares como a amiba, mas também pode ser observada em células animais como os macrófagos do sistema imunitário (mecanismo de defesa contra bactérias, células cancerosas e outras partículas estranhas ao organismo).

Esquema Pinocitose
Legenda: Processo de pinocitose.

Pinocitose (pino = beber + kytos = célula)

A pinocitose constitui um processo semelhante, no qual as substâncias que entram na célula são substâncias dissolvidas ou fluidos, pelo que as vesículas pinocíticas são de menores dimensões. Este tipo de transporte de materiais ocorre, por exemplo, no epitélio intestinal.

Nenhum comentário: